Quanto economizar para comprar um imóvel?

17/05/2019 - Faça as contas antes da escolha
Kasa Imobiliária

O brasileiro tem por questão cultural o desejo de ter sua casa própria, o que é absolutamente natural se você tem a necessidade de construir um patrimônio. Porém o aluguel não pode e nem deve ser uma opção descartada, já que muitos outros fatores estão envolvidos como localidade do seu trabalho, salário comprometido, a dúvida sobre seu futuro, entre outras situações peculiares e particulares.

Mas se ainda assim você já tem em mente em comprar seu imóvel uma questão é fundamental para a escolha: quanto deve comprometer do seu salário.

O atual governo dificultou um pouco a questão do subsídio, reduzindo um valor considerável nessa contribuição, logo, você precisa ter um dinheiro guardado para esse fim pela questão da entrada. Essa é uma situação extremamente particular, mas não adianta, tem que juntar.

Pensando na situação de ser solteiro(a), é consenso entre especialistas que não se deve comprometer mais que 1/3 do seu salário para pagar as parcelas do imóvel, já que existem outros gastos mensais. Se passar desse 1/3 provavelmente você ficará apertado em muitos desses meses. Para os casados vale a mesma regra do 1/3.

Então para não ter dor de cabeça o planejamento é essencial. Sente e faça as contas. Não faça do seu sonho um problema por 30 longos anos.