O que muda com a nova linha de crédito imobiliário lançado pela Caixa

30/08/2019 - Fique atento e escolha a melhor opção
Kasa Imobiliária

A Caixa lançou uma nova linha de crédito para compra da casa própria que terá o IPCA, índice oficial da inflação, como parâmetro para o financiamento imobiliário. Esse modelo é mais barato que os juros cobrados atualmente que chegam a 9,75%, mais Taxa Referencial (TR), atualmente zerada.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, com a opção de adotar o IPCA haverá uma queda de até 51% no valor da prestação do imóvel se comparados aos contratos vigentes.

Os novos números para imóveis financiados por até 30 anos variam de 2,95% a 4,95% ao ano, mais o IPCA. Os antigos variavam de 8,50% a 9,75%, mais a TR que nos últimos anos tem ficado próximo a 0.

Para analistas, porém, essa nova linha corrigida pela inflação pode representar um risco, já que é volátil, ou seja, não é um número exato e sofre com variações. Se o IPCA aumentar com contrato vigente o custo do financiamento também aumenta.

No entanto a Caixa irá oferecer as duas modalidades de contrato. O do IPCA só valerá para novos contratos, e se o consumidor quiser, poderá optar por utilizar acordo com a atualização pela TR.